Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

URBANISMO LATINO-AMERICANO - Bibliografia e aula do Professor Ricardo Medrano

Bibliografia levantada pelo professor Ricardo Medrano sobre Urbanismo Latino-Americano. Após vários anos de pesquisa na área de urbanismo e, notadamente, na América Latina, o  professor Ricardo Medrano notou que o tema foi explorado por excelentes pesquisadores e apresentou-nos esta lista dos  pontos altos, em termo de livros, aos interessados em avançar no tema.


slides
CLIQUE AQUI

Aula do professor Medrano sobre parte de suas viagens pela América Latina especialmente notando o traçado e implantação das cidades astecas, incas etc. Nota-se que amiúde o traçado antigo é quadriculado e existe até os dias de hoje em muitas de tais cidades. Na  parte um pode se ver uma sequência curiosa percorrendo a grande rua principal de uma cidade azteca que leva ao templo da Lua. Nesta caminhada o professor Ricardo notou um efeito cenográfico interessantíssimo, no qual pirâmide e montanha desaparecem ao olho do caminhante e retornam até seu clímax na chegada à pirâmide, ou zigurate, primitivo.

Na parte 2 o destaque fica para diversos mapas de cidades antigas latino-americanas e a sequência em que  se vê como uma antiga igreja que dominava a paisagem numa cidade costeira, acabou sendo engolida pelas construções ao seu redor.

Fico devendo uma nomenclatura das inúmeras  cidades e mapas apresentados, mas publico, autorizado pelo autor, na intenção de ajudar os estudiosos e provocar interesse neste tema amiúde ignorado: o urbanismo latino-americano, notadamente o hispânico, nessa aula.



CLIQUE AQUI - PARTE 1 DA AULA

CLIQUE AQUI - PARTE 2 - DA AULA

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

RAFAEL MONEO - Sala de Concerto em Barcelona

Na aula de Teoria da Arquitetura 6, na Fau-Mackenzie, os professores nos deram estes dois textos para ler. Um é a análise um tanto ácida de um estudioso da área, outro é o ponto de vista do próprio Rafael Moneo sobre sua obra. Em español, mas sussa. Exceto duas palavrinhas, o resto é moleza.

Interessante o seguinte: no primeiro parágrafo de ambos os textos estão as ideias principais. O crítico aponta que a obra não conseguiu afetar positivamente o entorno. E Moneo, numa colocação magistral, reconhece, de certo modo alguma fraqueza (talvez esse não seja o termo exato), uma dificuldade, um obstáculo hercúleo: seu projeto tinha de se sustentar absolutamente só! Veja a primeira frase do Arquiteto e Professor, e talvez fiquei impressinado como eu fiquei com a profundidade de Moneo.

CLIQUE AQUI - O PONTO DE VISTA DE MONEO

CLIQUE AQUI - A CRÍTICA DE CARLOS MARTI

O Carlos Marti faz uma análise não só ácida, mas também pueril, superficial. Olha para a obra de Moneo como quem assiste um desfile de moda ou julga o design de um carro novo. Caça com tanto empenho os defeitos que os acaba encontrando: o tamanho do volume interno do salão, mais de 28.000m2 produz cantos onde algumas notas se perdem. Entende que a sobriedade do arquiteto impediu a consecução de uma passagem algo mais interessante ou excitante do exterior para o interior do auditório principal.

E, claro, denuncia já de início a falta de diálogo com o bairro e sua incapacidade de gerar no entorno algum envolvimento mais positivo. A fraqueza deste enfoque, a meu ver, reside na ausência de questionamentos  mais profundos. Uma análise crítica, penso eu, demanda a compreensão ou a tentativa de compreensão do processo criativo. De onde o arquiteto obteve o partido? Que forças o motivaram? Como esse partido se liga a seu repertório? Em que pontos ele se repetiu, usando elementos já dominados pela experiência e em que pontos ele se arriscou ousando novos jogos volumétricos e de implantação? A teoria e a crítica podem contribuir para a pesquisa arquitetônica quando consegue detectar o modus operandi do criador, já que contradições, inovações, repetições, signos, questionamentos, mesmo desabafos, entregas e respostas podem estar envolvidas numa solução projetual.

Este modelo de análise só acontece quando adentramos na mente do arquiteto, na sua história e detectamos suas intenções, sua paixões, seus pudores, sua angústia e o que lhe é caro. À partir daí podemos mesmo compreender seu ele está sendo honesto consigo mesmo, ou se abandonou sua autenticidade e "joga para a platéia".

Nada disso é relevante para Marti. Uma visão que se aproxima da visitante de um shopping olhando vitrines - "gostei/não gostei" emerge como o eixo central de sua análise. Sugiro que ele leia Inquietação Teórica e Estratégia Projetual, livro que me ajudou em muito não só a compreender o processo criativo e produtivo dos 7 arquitetos analisados, mas que me obrigou a olhar para dentro de mim mesmo, a fim de que eu identificasse as forças que me levam a projetar de um modo e não de outro. O autor desse livro é um ótimo arquiteto contemporâneo: advinha quem.