Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!
Se a vida é uma escola, é melhor a gente não se formar nunca!

sábado, 31 de dezembro de 2011

MORRA DE INVEJA DA MINHA JANELA - 2

Rua Avanhandava, perto da Av. Nove de Julho: crianças jogando bola na rua. 
Elas sempre aparecem no verão, e muitas vezes jogam até depois das onze da noite! 
Com direito à comemorações, tirações de sarro, palavrões e discussões intermináveis se foi gol ou não. 
Um dia um vizinho imaginou se solidarizar com meu suposto enfado: 
"É, seu Carlos, os meninos são terríveis! Já tentei fazer eles pararem de jogar bola aqui na frente - incomodam todo mundo, não é mesmo?" 
Mal sabia ele que a  mim esse alarido e essa balbúrdia são um maravilhoso sinal de vida e de paz na cidade grande. 
"Seu Luiz, deixe os meninos baterem sua bolinha em paz. É melhor jogarem bola do que fumarem maconha, não é mesmo? Deixe eles curtirem essa fase da vida. 
Pode ser que logo-logo eles não estejam mais se divertindo com isso."


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MORRA DE INVEJA DA MINHA JANELA - 1

Então a gente tá saindo pro trabalho e ouve um canto forte do Bem-te-vi. Mas não eram as 3 sílabas do nome. Mr. Google me ensinou que às vezes eles cantam duas sílabas ou uma outra letra: Tchia! Era isto! 

Finalizando: não basta morar na Avanhandava e ir a pé para o serviço: tem de ter passarinho canoro na janela! Muito chique prum mero estagiário, não?

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DISCUTINDO A RELAÇÃO - 1


Foto e montagem: Aluno Eterno.

Na academia às vezes a realidade é mais bizarra que a ficção.

A CIDADE É UM MIX

Falavam em nome de Cristo, mas enviavam seus jovens às guerras. Prometiam um reino do céu aqui, e lutavam se misturando com o mundo, esquecendo a Noiva. Faziam teatro e aplaudiam gestos estranhos no palco -  coisas que ofenderiam se fossem feitas fora dali. Pintavam, adquiriam refino na técnica, depois abandonavam todo o avanço e faziam borrões na tela, sob aplausos entusiasmados. Obtinham mulheres, deixavam-nas em casa para encontrar, soturnos, outras mulheres, as quais deixavam para retornar à casa. Excecutavam música, sinfonias belas, também canções toscas de batida pobre falando de coisas pobres. Construiam praças, depois as depredavam e a esqueciam, para derrubar e fazer nova praça no mesmo lugar. E no turbilhão agitado, as formigas zanzavam frenéticas elaborando seu formigueiro nunca completo.

Até vir a chuva.


A foto mostra a casa noturna, Bild's, com a Primeira Igreja Presbiteriana Independente 
em segundo plano e, à direita, o Teatro Cultura Artística em reconstrução. 
Pode se ver os andaimes atrás das torres, sendo que a mureta em primeiro plano pertence à Praça Roosevelt.
Fotos - Aluno Eterno.

Rua Conde de Sarzedas: o órgão estadual (um tribunal) usa ambos os prédios. A construção moderna, em "L" abraça o castelinho antigo, numa evidente busca do contraste. Quem ganha mais neste jogo? É uma boa pergunta: os dois, como "Eduardo & Mônica" se complementam pelas diferenças e, sós se empobreceriam.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CERTIFICAÇÃO LEED - GREEN COUNCIL BRASIL - (slides)

Quais são os métodos de pontuação do GCB para se obter uma certificação Leed?
Quais são as diversas classificações Leed e quais os prédios que já obtiveram essa certificação?
Aqui uma palestra feita na Arquitetura Mackenzie pelo Engenheiro Marcos Casado.
Nestes dois anos provavelmente algumas  coisas foram alteradas, mas pode ser útil ver aqui o pensamento e metodologica do Green Buildin Council Brasil e seus parâmetros.



CIDADES INVISÍVEIS - ESSENCIAL (slides)

Pode o Powerpoint ser um a plataforma de letras? Creio que sim: tanto como um arquivo de resumos, resenhas como base para o próprio texto em si.

Já publiquei no slideshare.net 5 poemas meus e um pequeno conto, "Força Nuclear Fraca". Há uma dificuldade na configuração de contos mais longos ou um romance: é necessário dimensionar os parágrafos de modo agradável à leitura e nem sempre isso é honesto com a norma gramatical ou literária.

Nesta série "Livro X - essencial" verifiquei que os fichamentos e resenhas podem, sim, abandonar o papel. Vantagens: saimos do arquivo em papel (que tem sua utilidade, claro) e também saímos do Word, o programa de textos, ganhando qualidade visual na tela do computador, obtendo uma dinâmica visual atraente, permitindo ler numa diagramação colorida e com hierarquia dos assuntos. 

O uso do Powerpoint facilita a apresentação para grupos em data-show, quando for interessante. Curiosamente os 4 títulos desta série "Livro X - essencial" estão entre os 6 mais acessassados entre as cerca de 130 apresentações que criei e postei no slideshare.net, o que me deixa muito feliz. 

As 20 mais acessadas ali coicidem todas (exceto uma) com as preferidas por mim. Ainda assim, o sucesso de visitas à série "Livros X - essencial" surpreendeu-me. Concluo que há carência de trabalhos em torno dos principais livros de Arquitetura e de literatura em geral. 

Bem, fique com Cidades Invisíveis - mas não espere um resumo: ele contém simplesmente uma frase de cada uma das 55 cidades visitadas por Marco Polo no texto - menos uma, a que ele mais amava e você sabe qual é. 

    

APRENDENDO COM LAS VEGAS ESSENCIAL - (slides)

Não é um resumo - é um recorte das frases e pensamento essencial do livro de Robert Venturi. A grande sacada desta obra foi recusar o preconceito dos estudiosos contra a cidade artificial sustentatada pela jogatina.

Há algo além do mero exibicionismo publicitário nos grandes painéis dos cassinos: a cota plana no sítio da cidade e a natureza horizontal das construções. Tudo isso reduz a importância da volumetria e partidos arquitetônicos e aumenta o valor dos letreiros.

Em Las Vegas se faz necessário marcar o espaço comercial com símbolos, ícones que atraiam o olhar e reforcem a memória e identificação com o lugar. Nisto tudo Venturi encontrou campo para seu passatempo favorito: atacar o minimalismo modernista.

A intenção desta montagem feita por mim não é substituir o livro nem fazer seu fichamento, algo que cada estudioso terá de fazer por si mesmo, antes é simplesmente elencar o que me pareceram, seus momentos altos. 

Os preguiçosos não lerão o livro, após ver este trabalho - pois já não iriam ler de todo modo; os aplicados talvez se sintam atraídos a encará-lo e - devo dizer - é um texto rápido, coloquial, fluído, que se lê em dois dias. Neste caso, e por estes, me sentirei gratificado.  

Bom estudo, aos amigos!  




domingo, 25 de dezembro de 2011

OS TAPUMES NA RECONSTRUÇÃO DO TEATRO CULTURA ARTÍSTICA - (vídeo)

Ainda no final de 2011, em dezembro, prosseguia a reconstrução do  
Teatro Cultura Artística na capital paulista.

O grande destruiu quase inteiramente o prédio mas causou, relativamente, poucos danos ao famoso painel de Cândido Portinari, "As Musas da Arte". Ainda assim foi necessário certo trabalho de restauro em virtude de pastilhas que se danificaram durante o incêndio.

O prédio e seu auditório, incluindo as cadeiras, resultou de um projeto de Rino Levi, o famoso arquiteto modernista com diversas obras em São Paulo. Aqui o registro dos tapumes na obra - um belo painel contando a história do teatro, de seu projeto, seus artistas e um inquilino famoso: a extinta TV Excelsior, canal 9.

A montagem nos tapumes foi tão bem feita e tão instrutiva que decidimos fotografá-la. O Powerpoint com as fotos se encontra em minha página no slideshare.net e seu link esta neste blog, mais abaixo.

Com as fotos decidiimos montar este vídeo. Esperamos ter sido útil a muitos que amam a Cultura, a Arquitetura e as Artes entre nós. Parabéns a todos os envolvidos na reconstrução deste espaço e um abraço carinhoso aos apreciadores!